Cartão Cidadão 2024

O Cartão Cidadão consiste em um documento extremamente importante que é utilizado para o recebimento de alguns benefícios, tais como: FGTS, Seguro Desemprego 2024 e PIS. Dessa forma, podemos entender que o Cartão Cidadão 2024 funciona como um cartão normal, mas voltado para o saque de valores dos benefícios trabalhistas. Vamos entender um pouco mais sobre ele abaixo.

Cartão Cidadão

Cartão Cidadão


Importância do Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um cartão magnético, que dá acesso aos benefícios do Governo Federal administrados pela Caixa Econômica Federal.

O cartão é de uso pessoal, e foi criado para facilitar a vida dos trabalhadores. Pois através do mesmo é possível ter acesso a mais de um benefício na mesma agência e com apenas um cartão.

Entre os benefícios que utilizam o Cartão Cidadão 2024, estão os seguintes:

  • FGTS;
  • Programa Bolsa Família;
  • PIS;
  • PASEP;
  • Seguro Desemprego.

Com o cartão é possível consultar extratos, o calendário de pagamento e as datas de saque de cada benefício.

Cartão do Cidadão

Cartão do Cidadão


Como Solicitar o Cartão Cidadão 2024?

O trabalho que desejar solicitar o Cartão Cidadão é preciso seguir alguns procedimentos. Veja abaixo:

  • É necessário ir até uma agência da Caixa;
  • Falar com o atendente sobre o desejo de ter o cartão.
  • Neste caso, é necessário levar uma documentação básica para a solicitação, como:
  1. Carteira de identidade;
  2. CPF;
  3. Comprovante de residência;
  4. Carteira de trabalho.
Como Solicitar o Cartão Cidadão 2024

Como Solicitar o Cartão Cidadão 2024

Ainda é possível fazer a solicitação do Cartão pelo telefone, basta ligar para o número 0800 – 726 – 0207.

Faça o seu pedido e forneça as informações dos documentos solicitados pela atendente.

No mais, em ambos os casos o cartão é enviado diretamente para a sua casa assim que estiver pronto.

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Cadastrar Senha do Cartão Cidadão

Depois de receber o seu cartão cidadão será necessário cadastrar a senha para utilizar o mesmo.

Com essa senha é possível receber o pagamento de todos programas administrados pela Caixa Econômica Federal.

Para realizar o cadastro da senha ou alteração da mesma, você deve:

  • Se dirigir a uma agência da Caixa ou;
  • Ligar para a central de atendimento pelo número 0800 726 0207.

Além do termo de responsabilidade, outros documentos devem ser apresentados no momento do cadastro:

  • Carteira de Trabalho;
  • CNH – Carteira Nacional de Habilitação;
  • RG;
  • Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Carteira funcional;
  • Passaporte;
  • Carteira Funcional.

Recuperar Senha do Cartão Cidadão

Normalmente, é necessário recuperar a senha nos seguintes casos:

  • Problemas no sistema;
  • Esquecimento da senha.

Quando você digita a senha mais que uma vez de forma incorreta, o seu cartão cidadão será bloqueado. Independente do motivo do bloqueio, para recuperar a sua senha é simples.

Você deve se dirigir a uma agência da Caixa, com os seguintes documentos em mãos:

  • CPF;
  • Cartão Cidadão;
  • RG;
  • Termo de Responsabilidade assinado no momento do cadastro da senha.

Como Consultar Saldo e Extrato?

Se você recebeu o seu cartão e agora quer consultar o saldo e extrato do Seguro Desemprego, o procedimento é bem básico e pode ser feita pela internet.

Dessa forma, você economiza tempo, já que não precisará se deslocar até uma agência da Caixa. Veja como fazer:

    • Acesse o site da Caixa clicando aqui;
    • Forneça o número do seu NIS (PIS / PASEP) e a sua senha da internet;
    • Caso não tenha, é o momento de solicitar o cadastro clicando na opção “cadastrar senha”;
  • Depois é só conferir os dados e clicar em “ok”.
Como Consultar Saldo

Como Consultar Saldo

A partir daí, você será guiado para a próxima página onde será possível fazer a consulta do saldo e extrato do seu Cartão Cidadão.

Ainda é possível ir direto a Caixa solicitar o saldo e extrato, caso você prefira.


Como Solicitar a Segunda Via?

Se por qualquer razão você perdeu o seu cartão, não é preciso desespero, pois o processo de solicitação da segunda via é muito fácil de fazer.

  • Vá até uma agência da Caixa mais próxima da sua casa;
  • Informe sobre a perda ou roubo do cartão cidadão e;
  • Solicite um novo.
Agência da Caixa

Agência da Caixa

O funcionário da Caixa vai solicitar os seus dados, fará o cancelamento do cartão antigo e dentro do sistema criará um novo.

Para o recebimento da 2ª via, é necessário esperar cerca de 15 dias para o cartão chegar até a sua casa.

Caso prefira fazer esse atendimento por ligação, basta discar 0800 – 726 – 0207 e informar sobre o desejo de solicitar a 2ª via.


Como Desbloquear o Cartão Cidadão?

Quando você recebe o cartão cidadão, muitas vezes, ele chega bloqueado e é necessário fazer o desbloqueio.

Esse procedimento pode facilmente ser realizado através do número:

  • 0800 – 726 – 0207.

Basta ouvir todo o menu e escolher a opção do número que diz “desbloqueio do cartão cidadão”.

Como Desbloquear o Cartão Cidadão

Como Desbloquear o Cartão Cidadão

Após fazer essa escolha, a ligação é transferida para uma atendente, que irá fazer a confirmação dos seus dados pessoais e, claro, o desbloqueio do seu Cartão Cidadão, conforme solicitado.

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