GPS em Atraso 2021

Entre muitas obrigações mensais dos brasileiros está o pagamento do guia de previdência social. Trata-se de um documento de grande importância para o fundo previdenciário do contribuinte. Embora seja um pouco complexo, o GPS em Atraso 2021 pode acarretar em algumas dores de cabeça. Então, quer se informar um pouco mais sobre o GPS em Atraso? Leia o artigo abaixo!

GPS em Atraso 2021

GPS em Atraso 2021


O que é GPS

O guia de Previdência Social é o documento utilizado para recolhimento dos impostos acerca do fundo previdenciário do trabalhador. Ou seja, o GPS é capaz de garantir ao empregado os benefícios e direitos que estão previstos por lei.

Este documento nada mais é que um meio de proporcionar bem-estar e segurança aos trabalhadores e familiares caso esteja passando por algum problema.

Ao realizar o pagamento do guia da Previdência Social, o contribuinte estará garantindo benefícios como:

  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-maternidade;
  • E também aposentadoria.
Guia da Previdência Social

Guia da Previdência Social

VEJA AINDA:


Atualizar GPS em Atraso 2021

A atualização do guia de Previdência Social pode ser feita na internet, por meio do site oficial do INSS. O procedimento é muito simples e fácil e pode ser resumido da seguinte maneira:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial do INSS pelo seguinte endereço eletrônico: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/calculo-da-guia-da-previdencia-social-gps/.
  2. Na página, clique em “calcular guia/carnê”.
  3. Você deverá selecionar entre os módulos disponíveis:
    • Contribuintes Filiados antes de 29/11/1999
    • Contribuintes Filiados a partir de 29/11/1999
    • Empresa e equiparadas e órgãos públicos
  4. Preencha o formulário de cálculo de contribuições filiados com os dados requeridos, como a categoria pertencente e o número do NIT/PIS/PASEP. Depois, transcreva o código que está sendo exibido em imagem.
  5. Ao término do preenchimento, clique em “confirmar”. Pronto, seu guia de previdência social será atualizado.
Atualizar GPS em Atraso 2021

Atualizar GPS em Atraso 2021


Como Emitir a Guia GPS

A emissão do guia de GPS em Atraso 2021 pode ser feita pela internet e também presencialmente numa agência da Previdência Social. Emitir o guia do GPS na internet é um procedimento bem similar a atualização. A emissão deste guia dá-se da seguinte maneira:

  1. Acesse o site da Receita Federal pelo endereço: http://receita.economia.gov.br/interface/lista-de-servicos/pagamentos-e-parcelamentos/pagamento/gps.
  2. Em formas de atendimento, clique em “atendimento pela internet”.
  3. Em módulos disponíveis, escolha a categoria que se encaixa na sua situação.
  4. Preencha o formulário com os dados solicitados, como categoria e dados do contribuinte.
  5. Ao término do preenchimento, clique em “confirmar”. Caso todos os dados estejam corretos, você será redirecionado para emissão do guia de GPS.
Como Emitir a Guia GPS

Como Emitir a Guia GPS


Cálculo GPS em Atraso 2021

O GPS em atraso não é um problema comum para quem exerce atividade remunerada com carteira assinada. Isto porque a taxa do INSS é descontada diretamente da folha salarial.

O guia de previdência social em atraso é mais recorrente em trabalhadores autônomos. Desta forma, é fundamental que o trabalhador autônomo fique atento a data de vencimento.

➜ Veja também como ter acesso ao Seguro Desemprego Online

O INSS permite o pagamento do GPS em Atraso 2021. No entanto, são cobrados multa e juros. Mas os valores exercidos sobre o atraso no guia de pagamento são altos. Portanto, é recomendável ficar atento ao período de vencimento do guia.

O cálculo do GPS em atraso pode ser realizado também no site da Previdência Social por meio da tabela prática de cálculo de contribuições previdenciárias em atraso.


Recalcular GPS em Atraso 2021

O recalculo do GPS em Atraso 2021 também pode ser feito na internet, por meio da plataforma da Previdência Social com informações derivadas do DATAPREV. Os procedimentos de recalculo do GPS em atraso é composto dos seguintes passos:

  1. Acesse o site da Previdência Social pelo seguinte endereço eletrônico: inss.gov.br/servicos-do-inss/calculo-da-guia-da-previdencia-social-gps/
  2. Digite todas as informações requeridas e, logo depois, clique em “confirmar”.
  3. Pronto, a plataforma irá realizar o recalculo e exibir ao contribuinte.

Leave a Reply