Para conseguir ter o auxílio do seguro desemprego na hora em que o trabalhador perde a sua vaga de emprego, o INSS exige que o segurado faca o cadastro do benefício. Continue conferindo os próximos tópicos deste post e saiba com detalhes como você pode cadastrar seguro desemprego 2024 e garantir a conformidade para o acesso do seu valor.
Quem tem Direito ao Seguro-Desemprego 2024?
Para poder solicitar o seguro-desemprego 2024, é preciso que o interessado atenda a todos os requisitos que são definidos pelo programa. Sendo que somente pode receber o auxílio do seguro desemprego quem cumprir com os seguintes requisitos:
- Ter sido dispensado sem justa causa.
- Ter recebido salário por um período mínimo de 6 meses.
- Não estar a se beneficiar de uma renda mensal capaz de sustentar a si e a sua família.
- Ter recebido salário mínimo por um período de no mínimo 12 meses.
- Não estar a receber nenhum outro tipo de auxilio oferecido pela previdência social, seja ele pensão por morte ou auxilio doença.
- Ter recebido salário mínimo por um período mínimo de 9 meses nos últimos 12 meses de trabalho. Note que o período mínimo de recebimento de um salário vai depender número da solicitação, se você está solicitando pela primeira, segunda ou terceira vez.
Como Cadastrar Seguro Desemprego 2024
Toda a empresa precisa de obrigatoriamente fazer o cadastro seguro desemprego de modo que os seus trabalhadores possam ter acesso ao valor do benefício. Sendo que para poder garantir um acesso facilitado ao cadastro o empregador não precisa de se deslocar, ele pode usar o seguro-desemprego online 2024 para tal.
Siga as etapas apresentadas a seguir e saiba como você pode fazer o cadastro nas plataformas online. Confira:
- Entre no site oficial do Mais Emprego usando este link – maisemprego.mte.gov.br.
- Continue clicando na opção que diz “Empresa”.
- Agora basta confirmar todas as informações inseridas e depois clicar em “Acessar”.
No caso de empresas que nunca acessaram esse portal, será preciso fazer o cadastro seguro-desemprego 2024 antes de seguir em frente. Para efetuar o cadastro clique na opção “Deseja Cadastrar Empregador?”. Depois de acessar essa opção do portal, continue informando as informações da entidade empresarial exigidas no portal.
Cadastro pela Caixa
O cadastro de funcionários pelo empregador também pode ser feito por meio do site oficial da Caixa Econômica Federal. Por meio desse cadastro você inscreve os seus funcionários nos programas sociais desenvolvidos pelo governo.
Para fazer o cadastro pela Caixa acesse o seguinte link e siga as instruções exibidas na página – http://www.caixa.gov.br/cadastros/nis/Paginas/default.aspx.
Cadastro em Lote
Para dar mais eficiência ao empregador na hora de efetuar o cadastro de trabalhadores, a caixa também conta com a opção de cadastro em lote, que permite a inscrição de mais de um funcionário no portal de uma única vez.
Use este link para fazer o acesso – http://conectividade.caixa.gov.br/RMLWeb/.
Cadastro Online
O cadastro online, que é também conhecido como cadastro NIS, é uma opção de cadastro entregue pela Caixa Econômica Federal que possibilita o cadastro no seguro desemprego 2024.
Aqui você pode efetuar o registro de um funcionário por vez usando o seguinte link – https://conectividade.caixa.gov.br/.