Se você não sabe como ter um atendimento mais fácil e sem burocracias para conseguir resolver questões com o Ministério do Trabalho, como seguro desemprego, auxílios, aposentadoria, perícia médica etc, então acompanhe o nosso artigo que vamos explicar agora mesmo a respeito do SAA MTE GOV BR. O Governo Federal tem um sistema dinâmico e totalmente online para todo cidadão que deseja fazer um agendamento para um atendimento rápido para resolver questões trabalhistas. Acompanhe agora mesmo que vamos falar tudo sobre o SAA MTE GOV BR.
SAA MTE GOV BR
O SAA MTE GOV BR é um sistema eletrônico criado pelo governo federal para facilitar a vida de todo cidadão que deseja agendar um atendimento com o Ministério do Trabalho. Por lá é possível:
- Agendar atendimento para o seguro desemprego;
- Consulta para perícia médica;
- Atendimento para conseguir benefícios e;
- Muito mais.
Com o SAA MTE GOV BR o cidadão evita filas que antigamente tinha que enfrentar nas superintendências do Ministério do Trabalho nos Estados. Hoje tudo é feito pela internet, de forma online, sem precisar enfrentar filas e outros tipos de burocracias.
Como Funciona o Seguro Desemprego
Primeiramente, é necessário que você saiba como funciona o Seguro Desemprego para então realizar o agendamento. O benefício é pago para os seguintes grupos:
- Pescadores artesanais (seguro defeso);
- Trabalhadores resgatados de condição semelhante à escravidão;
- Trabalhadores rurais;
- Empregados domésticos;
- Trabalhadores urbanos (CLT).
O cálculo do valor do benefício é feito conforme os últimos 3 salários o trabalhador. Após isso, deve-se levar em consideração a seguinte tabela:
Parcelas do Auxílio Desemprego
O número de parcelas pagas ao trabalhador irá depender do número de vezes que o mesmo já deu entrada no benefício anteriormente. As parcelas do Seguro Desemprego funcionam da seguinte maneira:
1ª solicitação:
- 4 parcelas do auxílio – Caso tenha trabalhado de 12 a 23 meses antes de ser demitido;
- 5 parcelas do auxílio – caso tenha trabalhado por mais de 24 meses antes de ser demitido.
2ª solicitação:
- 3 parcelas do auxílio – Caso tenha trabalhado de 9 a 11 meses antes de ser demitido;
- 4 parcelas do auxílio – Caso tenha trabalhado de 12 a 23 meses antes de ser demitido;
- 5 parcelas do auxílio – Caso tenha trabalhado por mais de 24 meses antes de ser demitido.
3ª solicitação:
- 3 parcelas do auxílio – Caso tenha trabalhado de 6 a 11 meses antes de ser demitido;
- 4 parcelas do auxílio – Caso tenha trabalhado de 12 a 23 meses antes de ser demitido;
- 5 parcelas do auxílio – Caso tenha trabalhado por mais de 24 meses antes de ser demitido.
Requisitos Seguro Desemprego
Para agendar o Seguro Desemprego, é necessário primeiro que o trabalhador se enquadre nos requisitos exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, confira:
- Para receber o seguro desemprego, é obrigatório que o trabalhador tenha exercido sua função no mínimo 6 meses de carteira assinada;
- Ter sido demitido sem justa causa, incluindo trabalhadores que tenham perdido o emprego por rescisão indireta;
- Não existir qualquer outra fonte de renda ao trabalhador, considerando assim o seguro desemprego como última alternativa;
- O trabalhador não poderá, estar usufruindo de qualquer outro benefícios previdenciário antes de solicitar o seguro desemprego. Ex: auxílio doença, auxílio acidente, aposentadoria, LOAS, etc.
Agendamento Seguro Desemprego
O Seguro Desemprego é um dos benefícios do Ministério do Trabalho dado ao trabalhador que trabalhou em um tempo mínimo exigido e que foi demitido sem justa causa. O seguro desemprego então repassa um valor mensal para o desempregado por alguns meses até ele conseguir um outro emprego.
Essa é uma forma que o governo encontrou para trazer mais segurança ao trabalhador e sua família, já que muitas vezes o empregado é pego de surpresa quando é demitido sem justa causa. E para dar entrada ao benefício, o trabalhador pode:
- Agendar o seu atendimento de forma fácil pelo SAA MTE GOV BR;
- Se dirigindo depois em uma agência do Ministério do Trabalho em dia e hora marcados.
Confira como o agendamento Seguro Desemprego pode ser feito de forma online:
- Acesse o site clicando aqui;
- Selecione os dados necessários, como seu estado, município e tipo de agendamento;
- Informe o código de segurança da imagem;
- Clique em “Prosseguir”.
Agendamento Carteira de Trabalho
A carteira de trabalho é o documento mais importante do trabalhador. Criado há muitos anos no governo de Getúlio Vargas, a carteira de trabalho – também conhecida como CTPS – é o documento onde se está registrado toda a vida profissional do trabalhador, como:
- Valor do salário;
- Tempo de trabalho em cada empresa;
- Etc.
O trabalhador que queira agendar para fazer a sua carteira de trabalho, pode fazer isso de forma fácil e rápida pela internet.
- Basta acessar o site do Ministério do Trabalho SAA MTE GOV BR;
- Fazer o seu agendamento e;
- Comparecer na agência no dia e hora marcados.
O sistema é uma excelente criação do governo federal como uma forma de auxiliar o cidadão a ter melhor acesso a serviços ligados ao Ministério do Trabalho, que atende todas as questões voltadas aos interesses do trabalhador, do emprego e das empresas.
Como Agendar no Sistema SAA MTE GOV BR
É muito simples e fácil fazer o seu agendamento no SAA MTE GOV BR e conseguir o seu atendimento com hora e dia marcados. Veja:
- Basta acessar http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam;
- Escolha seu Estado, município e tipo de atendimento que deseja;
- Digite o código de segurança que aparece na tela;
- Clique em “Prosseguir”;
- Escolha o local que deseja ser atendido dentre as opções, bem como dia e horário.