O Cartão Cidadão consiste em um documento extremamente importante que é utilizado para o recebimento de alguns benefícios, tais como: FGTS, Seguro Desemprego 2024 e PIS. Dessa forma, podemos entender que o Cartão Cidadão 2024 funciona como um cartão normal, mas voltado para o saque de valores dos benefícios trabalhistas. Vamos entender um pouco mais sobre ele abaixo.
Importância do Cartão Cidadão
O Cartão Cidadão é um cartão magnético, que dá acesso aos benefícios do Governo Federal administrados pela Caixa Econômica Federal.
O cartão é de uso pessoal, e foi criado para facilitar a vida dos trabalhadores. Pois através do mesmo é possível ter acesso a mais de um benefício na mesma agência e com apenas um cartão.
Entre os benefícios que utilizam o Cartão Cidadão 2024, estão os seguintes:
- FGTS;
- Programa Bolsa Família;
- PIS;
- PASEP;
- Seguro Desemprego.
Com o cartão é possível consultar extratos, o calendário de pagamento e as datas de saque de cada benefício.
Como Solicitar o Cartão Cidadão 2024?
O trabalho que desejar solicitar o Cartão Cidadão é preciso seguir alguns procedimentos. Veja abaixo:
- É necessário ir até uma agência da Caixa;
- Falar com o atendente sobre o desejo de ter o cartão.
- Neste caso, é necessário levar uma documentação básica para a solicitação, como:
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Carteira de trabalho.
Ainda é possível fazer a solicitação do Cartão pelo telefone, basta ligar para o número 0800 – 726 – 0207.
Faça o seu pedido e forneça as informações dos documentos solicitados pela atendente.
No mais, em ambos os casos o cartão é enviado diretamente para a sua casa assim que estiver pronto.
VEJA AINDA:
Cadastrar Senha do Cartão Cidadão
Depois de receber o seu cartão cidadão será necessário cadastrar a senha para utilizar o mesmo.
Com essa senha é possível receber o pagamento de todos programas administrados pela Caixa Econômica Federal.
Para realizar o cadastro da senha ou alteração da mesma, você deve:
- Se dirigir a uma agência da Caixa ou;
- Ligar para a central de atendimento pelo número 0800 726 0207.
Além do termo de responsabilidade, outros documentos devem ser apresentados no momento do cadastro:
- Carteira de Trabalho;
- CNH – Carteira Nacional de Habilitação;
- RG;
- Carteira de identidade de estrangeiros;
- Carteira funcional;
- Passaporte;
- Carteira Funcional.
Recuperar Senha do Cartão Cidadão
Normalmente, é necessário recuperar a senha nos seguintes casos:
- Problemas no sistema;
- Esquecimento da senha.
Quando você digita a senha mais que uma vez de forma incorreta, o seu cartão cidadão será bloqueado. Independente do motivo do bloqueio, para recuperar a sua senha é simples.
Você deve se dirigir a uma agência da Caixa, com os seguintes documentos em mãos:
- CPF;
- Cartão Cidadão;
- RG;
- Termo de Responsabilidade assinado no momento do cadastro da senha.
Como Consultar Saldo e Extrato?
Se você recebeu o seu cartão e agora quer consultar o saldo e extrato do Seguro Desemprego, o procedimento é bem básico e pode ser feita pela internet.
Dessa forma, você economiza tempo, já que não precisará se deslocar até uma agência da Caixa. Veja como fazer:
-
- Acesse o site da Caixa clicando aqui;
- Forneça o número do seu NIS (PIS / PASEP) e a sua senha da internet;
- Caso não tenha, é o momento de solicitar o cadastro clicando na opção “cadastrar senha”;
- Depois é só conferir os dados e clicar em “ok”.
A partir daí, você será guiado para a próxima página onde será possível fazer a consulta do saldo e extrato do seu Cartão Cidadão.
Ainda é possível ir direto a Caixa solicitar o saldo e extrato, caso você prefira.
Como Solicitar a Segunda Via?
Se por qualquer razão você perdeu o seu cartão, não é preciso desespero, pois o processo de solicitação da segunda via é muito fácil de fazer.
- Vá até uma agência da Caixa mais próxima da sua casa;
- Informe sobre a perda ou roubo do cartão cidadão e;
- Solicite um novo.
O funcionário da Caixa vai solicitar os seus dados, fará o cancelamento do cartão antigo e dentro do sistema criará um novo.
Para o recebimento da 2ª via, é necessário esperar cerca de 15 dias para o cartão chegar até a sua casa.
Caso prefira fazer esse atendimento por ligação, basta discar 0800 – 726 – 0207 e informar sobre o desejo de solicitar a 2ª via.
Como Desbloquear o Cartão Cidadão?
Quando você recebe o cartão cidadão, muitas vezes, ele chega bloqueado e é necessário fazer o desbloqueio.
Esse procedimento pode facilmente ser realizado através do número:
- 0800 – 726 – 0207.
Basta ouvir todo o menu e escolher a opção do número que diz “desbloqueio do cartão cidadão”.
Após fazer essa escolha, a ligação é transferida para uma atendente, que irá fazer a confirmação dos seus dados pessoais e, claro, o desbloqueio do seu Cartão Cidadão, conforme solicitado.